terça-feira, 2 de novembro de 2010

A resposta da semana

O bidé (português europeu) ou bidê (português brasileiro) é um objeto sanitário, com o formato de um bacia oblonga, para lavagem das partes inferiores do tronco (partes íntimas) assim como os pés, que pode incluir uma pequena ducha, na qual há um misturador para água quente, fria ou ambas que lança, no sentido vertical.
Moças do século XIX usando bidês.
Bidê é uma palavra que vem do francês, bidet. Marc-Antoine Jacoud conhecido como o inventor do bidê. Uma invenção francesa do final do século XVII ou no começo do XVIII, embora não se saiba exatamente a data e o inventor. Existem teorias de que seu inventor seja Christophe Des Rosiers.
Criado por marceneiros da Família Real Francesa, para a rainha da França que sentia-se 'suja' por não ter um recipiente para lavar suas partes íntimas. Ela o encomendou aos marceneiros reais, que criaram uma peça em madeira, adaptada ao corpo real. A mais antiga referência escrita de que se tem notícia a respeito do bidê data de 1710. Por volta de 1900, graças à melhoria no sistema de encanamento das cidades, o bidê saiu do quarto e foi para o banheiro.
Em 1960 foi criado o primeiro 'bidê eletrônico', um equipamento acoplado ao vaso sanitário, com regulador e controle automático de emissão de água, para ser usado em banheiros com pouco espaço.


Obrigado wikipédia! Sem ti seria capaz de responder à pergunta da semana, mas sem dúvida que não era a mesma coisa!

Sem comentários: