segunda-feira, 21 de outubro de 2013

...

"O governo francês pediu esta segunda-feira explicações aos Estados Unidos depois da publicação, pelo jornal Le Monde, de que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) gravou secretamente milhares de ligações feitas no país. 

O ministro da Administração Interna, Manuel Valls, classificou as revelações da alegada espionagem, feitas a partir de documentos do ex-analista Edward Snowden, como «chocante», em entrevista à rádio Europe 1.

Laurent Fabius, ministro dos Negócios Estrangeiros, anunciou a convocação de forma «imediata» do embaixador dos Estados Unidos em Paris. «Convoquei de forma imediata o embaixador dos Estados Unidos, que será recebido ainda esta manhã no Quai d`Orsay», sede do Ministério francês, disse Fabius antes de uma reunião europeia no Luxemburgo.

Segundo o Le Monde, a agência americana gravou 70,3 milhões de chamadas telefónicas durante um período de 30 dias - entre 10 de dezembro de 2012 e 8 de janeiro de 2013, com recurso ao programa «US-985D». Aparentemente, quando certos números de telefone são utilizados, é desencadeada automaticamente a gravação de determinadas conversas. Este método de vigilância grava também SMS com base em palavras-chave.

Também o México tem razões de queixa: o Der Spiegel revelou que a NSA entrou na conta pessoal de email do antigo presidente Felipe Calderon."
 in abola

Sem comentários: