domingo, 25 de março de 2012

Espelho

Amigos:

na minha opinião, todas as organizações são um espelho da sociedade.

Isto é, em maior ou menor grau, todas elas se assemelham a hierarquias com os seus devidos representantes. E não falo de hierarquias de poder, mas de lugares de relativa importância, conforme os contextos.

Ora vejamos o caso de Portugal e da TAESJ.

O Tuno José Cláudio desempenhará diversos papéis. Cáustica nas afirmações e convicto de opiniões, sempre actualizado e com sentido crítico (mesmo interno) ele será uma mescla de Vasco Pulido Valente e de Bernardino Soares.
Temos um outro tuno que controla a ala mais obscura dos negócios na tuna, como intercâmbios botânicos (vocês sabem do que estou a falar) e que ocupou lugares de destaque na tuna, pelo que o Mário Metal será o homólogo do Armando Vara.
O Miguel, sempre de bem com Deus e com o Diabo, será o Paulo Portas, mas com algo de Eunice Muñoz, Ruy de Carvalho ou Artur Agostinho. Até pode fazer asneira, que no fim é apludido. De pé.
O Nélson, com o seu estilo galante/nectar da oliveira, poderá ser o Santana Lopes.
O irmão do Metal, figura ímpar, sempre a par do sistema, sem ser interveniente directo, poderá ser o Filipe Menezes ou o Antero Henrique.
José Manuel, senhor de dotes musicais ímpares, poderá ser o José Carlos Pereira...talento? Ze, you're my boy.
O Guerra chega sempre atrasado e é meticuloso. É um misto de Kleber com Marques Mendes.
O Peter, sempre com promessas de mundos e fundos será o nosso Sócrates. Mas não emigra...
Agora misturem eloquência, elegância, conteúdo no discurso e figura respeitada: D. Duarte Pio, leia-se BZaina.
Não podíamos deixar de ter um Cavaco na tuna: profeta de desgraça anunciada. Sras. e Senhores: André Judas...com o seu quê de intelectual Joe Berardo.
A figura da mulher sensual, que lentamente nos vai sudomizando à bruta, é a daquela senhora...da secretaria...vocês sabem de quem eu estou a falar....
O Igor só podia ser o Otelo Saraiva de Carvalho: revolução!!!
O Barandas, porqué é alto, será o resultante da força entre Bruno Nogueira e Maria Vieira.
O Tedim, pelo seu ar meigo e complacente, encontra gémeo no Sá Pinto.
E, meus amigos, a finalizar esta teoria da simetria das organizações, pensem bem no que é o estilo capilar do nosso amigo Jorge Jesus e do nosso amigo Loira, ou então da necessidade de um palco do Marcelo Rebelo de Sousa e do Jerónimo de Sousa, e o tão afamado estrado do Valença...

Sem comentários: