quarta-feira, 4 de julho de 2012

Preciso de uma dica.

Qual o homónimo de Primavera Árabe na Europa?



Próximo e Médio Oriente em ebulição social contida.

Um jovem vendedor de fruta no Egipto, vê ser-lhe retirada a barraca onde vendia fruta na praça Tarihr, pelas forças governamentais.

Suicida-se em plena praça, vociferando contra o governo nos minutos antes. Acho memso que se terá imolado e não morrido logo. Foi o ponto de partida para a Primavera Árabe com queda de regimes: Egipto, Turquia, Líbia, agora Síria...quando a Rússia deixar. A ebulição estava lá. O descontentamento estava lá.

Na Grécia já se suicidam pessoas publicamente, com o mesmo apelo prévio, mas sem o síndrome viral do Oriente, porque o povo foi-se desgastando com o tempo, em greves e manifestações e eleições.

Em Portugal, sinto a tristeza de um povo, sinto a sua revolta interior: o défice no dobro terá sido a gota de água, acompanhada pela suspeita de mais austeridade. Não há uma notícia boa: nem a sazonalidade desce o desemprego; as falêncais são diárias, menos trânsito nas ruas, mais pessimismo... Não se aguentam mais más notícias e a arrogância e afastamento dos políticos, em que destaco o PR... (que terá sido a eleição mais infeliz de uma nação).

Cheira-me que falta um trigger que faça despoletar a raiva do povo. Não sei qual será. Mas pode acontecer. Mário Soars diz que o povo é adulto, mas a paciência tem limites. Quando os pensadores do país falam em Portugal como tubo de ensaio do mundo económico, sendo nós apenas ratos, quando Espanha e Itália tem força negocial e Portugal que definha nem sequer tenta rever o acordo, em honra de uma folha de serviços limpa, isso ainda dá mais força para uma ebulição que se faz sentir.

Quanto ao nome desta revolução? Poderia ser "Caldo-Verde" ou "Cristiano Reinaldismo Júnior"...a mim é que me interessa o nome...

Sem comentários: